SÃO LUÍS - Elas chegam devagarzinho e quando você menos imagina, já fazem parte do seu cotidiano. Não importa a idade, sexo, etnia ou crença, as manias ou tiques afetam a todos. Das mais comuns às mais bizarras, não há quem fique imune a essas ações repetitivas. Os costumes corriqueiros são muitos, dentre eles, destacamos o estalar os dedos, que após matéria divulgada no Imirante.com, informando que esse hábito pode afetar a saúde, muitas pessoas questionaram sobre como parar com essa mania.
Primeiro, é importante entender que, a mania de estalar os dedos não é apenas prejudicial às juntas das mãos, ela pode estar relacionada a um problema psicológico. Segundo especialistas, as manias podem ser reflexos de alterações emocionais como ansiedade, estresse, nervosismo, cansaço ou falta de sono. Esses problemas incentivam as ações repetitivas, pois a instabilidade aumenta a adrenalina descarregada no corpo, o que pode provocar uma crise de tiques.
Os alimentos estimulantes, também, podem fazer com que a pessoa perca o controle, como o café, chá verde ou preto, chocolate e guaraná em pó, que podem estimular o efeito da dopamina no cérebro. Com isso, a pessoa fica mais tensa e acelerada, impulsionando os tiques.
Segundo o psiquiatra Marcelo Costa, uma mania deve causar preocupação quando ela começa a prejudicar a rotina e a interferir no bem-estar da pessoa. “Se a pessoa começa a perceber que sua qualidade de vida está sendo afetada por determinada ação, deve procurar um psiquiatra, que vai investigar o que está levando a pessoa a repetir certos atos”, alerta o médico.
Após ter um diagnóstico do especialista, o paciente que sofre com atitude repetitiva, poderá ter um tratamento adequado. “Somente um médico especialista poderá indicar um tratamento, que pode ser à base de medicamentos ou de acompanhamento psicólogo”, informa o médico.
Dicas para minimizar a mania de estalar os dedos
Consciência de que o problema existe
É importante que a pessoa tenha consciência dos males que a mania pode causar e tentar ter autocontrole suficiente para não estalar os dedos.
Concentração
A pessoa com manias deve focar seus pensamentos em outras atividades, e não dar importância para o tique.
Sono reparadorUma noite bem dormida mantém o corpo relaxado e tranquilo. Uma noite mal dormida pode afetar o organismo, deixando-o mais cansado e suscetível descontrole dos impulsos.
Atividade física
A prática de exercícios físicos aumenta a quantidade de endorfina disparada no corpo. Isso deixa a pessoa mais relaxada, com menos tensão e ansiedade. Ouvir música também funciona, pois tem efeito semelhante.
Procure sempre um médico
Quando você perceber que a mania está afetando a seu bem-estar, procure orientação médica. Existem medicamentos voltados para o bloqueio do descontrole hormonal que acontece no cérebro quando a pessoa tem tiques. Além disso, há tratamentos psicológicos que ajudam a controlar o problema.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.