Racismo

Câmara dos Deputados convoca advogado para explicar insultos a nordestinos

Requerimento convida ainda o presidente da OAB, diretor da Polícia Federal e Procurador-Geral do MPF.

Diego Torres / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

BRASÍLIA - A Câmara dos deputados vai cobrar explicações formais do advogado paranaense Gustavo Zanelli sobre os insultos feitos por ele em sua página pessoal de uma rede social contra o povo nordestino e, em especial aos maranhenses. Gustavo e sua irmã chegaram a São Luís no início deste mês do Paraná e retornaram depois que as ofensas repercutiram em todo o país e fez com que diversas entidades emitissem notas de repúdio.

No documento protocolado pelo deputado federal Francisco Escórcio na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados é pedida também a punição de Gustavo Zanelli pela atitude considerada “ofensiva, preconceituosa, difamatória e discriminatória”. Escórcio diz ainda que “são inconcebíveis essas atitudes contra o povo nordestino e tem que ser banido de nossa sociedade”.

Além da Câmara dos Deputados outras instituições se manifestaram sobre o caso.

Na terça-feira (17) a Câmara dos Vereadores de São Luís aprovou a uma moção de repúdio e o qualificou como “persona non grata”.

Na semana passada a Procuradoria-Geral do Estado representou contra Zanelli na OAB-MA e apresentou notícia-crime ao Ministério Público Federal.

A Associação do Ministério Público Maranhão considerou como aberração as declarações do advogado.

Entenda o caso

O advogado Gustavo Zanelli ficou conhecido depois de propor guerra pela separação das Regiões Nordeste e Norte do restante do país.

Ele ironizou o calor da capital maranhense e criticou a forma como foi tratado no Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Diante disso, várias pessoas começaram a republicar as palavras do advogado e acusando-o de racista.

Foto[zanelliklausok.png| Republicações na rede. Foto: Reprodução de internet. [/fotolegenda]

Depois que as declarações foram postadas no blog do Zeca Soares e outros blogs e sites de notícias do país, Zanelli chegou a publicar na mesma página - mas já sem a foto - que “não entendia o porque da revolta dos maranhenses em razão de simplesmente ter publicado notícias de conhecimento público”. Ele se referia somente à prática de nepotismo.

Foto[zanellidentrotxt.png| Justificativa de Zanelli. Foto: Reprodução de internet. [/fotolegenda]

A partir de então ele negou que estivesse feito comentários racistas e disse que sua página pessoal no facebook havia sido invadida.

O “hacker”, também teria mandado um aviso à Laíse Frazão Barros, que gravou um vídeo. Ele manda um aviso para que não distorcesse suas palavras pois as coisas poderiam se voltar contra ela.

Foto[zanelliameaca.png|Ameaça do advogado à Laíse Barros. Foto: Reprodução de internet. [/fotolegenda]

Esta foi uma das últimas publicações do “hacker”. Depois disso seu perfil foi excluído da rede social.

Foto[zanelliforaok.png| Perfil excluído da rede social. Foto: Reprodução de internet. [/fotolegenda]

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.