SÃO PAULO - Cerca de 200 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por conta do fumo, e 18,8% dos brasileiros com mais de 15 anos são fumantes. Esses são alguns dos dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) nesta quarta-feira, 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Segundo os números do Inca, a proporção atual de fumantes na população brasileira representa uma queda de 40% em relação à existente em 1989.
Há mais homens fumantes que mulheres, e o fumo é mais comum entre pessoas de menor instrução, com menos de oito anos de estudo formal.
Em escala mundial, estima-se que 1,2 milhão de pessoas sejam fumantes. De acordo com o Inca, 90% das mortes provocadas por câncer de pulmão estão relacionadas ao fumo, bem como 85% das mortes provocadas por bronquite e enfisema.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.