SãO LUíS - A escolha do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo mobilizou milhares de brasileiros para sua eleição, cujo resultado foi anunciado em Lisboa, Portugal, no dia 7 de julho de 2007. Agora, o mesmo grupo suíço que patrocinou esse concurso internacional está promovendo a eleição das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O resultado, dizem, será anunciado no dia 8 de agosto de 2008.
No atual estágio, os organizadores estão coletando pelo site www.news7wonders.com as primeiras indicações de concorrentes. O ideal para o Brasil seria ter apenas um concorrente na fase final, como aconteceu com o Cristo. Em sua opinião, quem deveria representar o País nesta nova eleição ? éPOCA selecionou sete possíveis finalistas, onde foi citada os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (MA). Entre no site www.epoca.com.br e vote em seu favorito. Conheça o resultado na próxima edição.
Concorrentes
1- Lençóis Maranhenses (MA)
2- Fernando de Noronha
3- Gruta do Lago Azul (Bonito)
4- Cataratas do Iguaçu
5- Floresta Amazônica
6- Chapada Diamantina
7- Pantanal
Lençóis
Considerado um dos favoritos na disputa, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma beleza ímpar que vale a pena conhecer, caminhando por suas areias brancas e interagindo com a natureza.
Criado no dia 2 de junho de 1981, com área de 155 mil hectares, o parque atrai turistas do mundo inteiro.Os Parques Nacionais são áreas de grande beleza cênica e importância ecológica, especialmente protegidas por lei, e têm como objetivo principal a conservação dos ecossistemas naturais, embora neles sejam permitidas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo.
A imagem mais difundida dos Lençóis Maranhenses é representada pelo maior campo de dunas costeiras das Américas, onde se formam centenas de lagoas de água doce no período chuvoso. As dunas são altas, chegando a medir até 40 metros de altura, e se movimentam constantemente com o vento, o que dá a impressão de formar um lençol gigante.
Além deste cenário, o Parque apresenta áreas de restinga onde se concentra sua maior biodiversidade, manguezais e uma faixa marinho-costeira com cerca de 70km de extensão de praia e 1km entrando pelo mar. No PNLM existem muitas espécies de plantas e animais que só ocorrem nesta região, por isso são chamadas de espécies endêmicas, como a tartaruga-pininga. Ali há uma grande diversidade de répteis e anfíbios, além de aves, destacando-se as migratórias e pássaros como tetéu, garça, marrecas-de-asa-azul, paturi, gaivota, etc.
A vegetação é também influenciada pela ação de ventos e das correntes marinhas. Por isso, dentre as espécies vegetais ali encontradas estão os mangues que ainda são bem preservados, o carrapicho de roseta, buritizeiros, juçarais, entre outras.Na qualidade de unidade de conservação federal de proteção integral, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é administrado pelo IBAMA e sua visitação pública é regulamentada pelo Plano de Manejo através do zoneamento e das regras de uso da área. Em ocasiões de maior fluxo de visitantes como as férias escolares e feriadões, ou em campanhas de incentivo ao turismo como a eleição promovida pela Revista Época e pela fundação suíça das Sete Maravilhas, o Núcleo de Unidades de Conservação do Ibama/MA aproveita para relembrar as normas que objetivam a preservação da beleza e do equilíbrio ecológico deste patrimônio natural do Maranhão para as gerações futuras.
Não é permitido o trânsito de qualquer tipo de veículo motorizado nas dunas, os condutores são orientados a parar nos limites indicados, enquanto os turistas seguem caminhando.
A lotação máxima por veículo é de 10 turistas, além do motorista e do guia. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do Parque, assim como não é permitido fazer fogueira ou churrasco, nem utilizar equipamentos de som ambiente.
Todo o lixo produzido deve ser recolhido nos carros. Filmagens e fotografias são permitidas apenas para uso pessoal, para fins de divulgação e comercial é necessário haver prévia autorização do órgão ambiental, assim como a realização de pesquisas científicas ou projetos que envolvam as comunidades dentro dos limites do Parque. O descumprimento dessas normas está sujeito às penalidades previstas na legislação ambiental (Leis 9.605/1998 e 9.985/2000).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.