JOÃO PESSOA - Quase 2 mil casos de dengue no município de João Pessoa já foram contabilizados pela Vigilância Sanitária desde o início do ano até esta semana. Destes, 40 são hemorrágicos. Os dados oficiais mostram que os bairros com maior incidência da doença na Capital são Mangabeira, Valentina, Alto do Mateus, Jaguaribe e Bancários. Diversas ações estão sendo promovidas com objetivo de conter o avanço da doença, com destaque para capacitação de profissionais e conscientização da população.
O plano de contingência estabelecido pela prefeitura, de acordo com a responsável pela vigilância epidemiológica no município, Edilene Monteiro, congrega diversas entidades, como escolas municipais, exército, integrantes do orçamento democrático, organizações religiosas, rádios comunitárias e equipes do saúde da família, e está sendo executado desde fevereiro este ano.
Edilene destaca que 80% dos casos de dengue são encontrados em residências. "Nós estabelecemos um cronograma das equipes do Saúde da Família até dezembro deste ano, além de termos a capacitação dos integrantes que atuam no combate à doença, mas é imprescindível a atuação efetiva da população no processo", salientou.
Medeiros disse que três carros fumacês foram solicitados ao Governo do Estado para tentar impedir a reprodução do mosquito nas áreas de maior foco. "Esta semana estamos trabalhando no Valentina e em Mangabeira, mas já estamos nos preparando para o Dia D de Combate à Dengue no município, que será realizado no próximo dia 14 de agosto", lembrou.
A responsável pela vigilância epidemiológica no município diz que o principal fator, no momento, é alertar as comunidades para os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação e criadouro do mosquito transmissor. "O combate à dengue é dever de todo o cidadão. O agente de saúde conscientiza, fiscaliza e orienta, mas é a morador do local o verdadeiro responsável por manter o ambiente livre do vetor", orientou Edilene.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.