Ministério Público de Pernambuco recomenda medidas de combate a dengue

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h59

RECIFE - Promotores do Ministério Público de Pernambuco enviaram recomendações a prefeitos e secretários municipais de saúde de 23 municípios do sertão do Pajeú para intensificar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

A medida foi tomada após a constatação de 83 casos da doença na forma clássica e 24 do tipo hemorrágica, notificados pela secretaria estadual de Saúde, do início do ano até agora, nas 23 cidades.

A situação é mais crítica no município de Tabira uma vez que 15 pessoas contraíram dengue clássica e 24, hemorrágica. Além disso, existe suspeita de que a morte de uma criança de quatro anos teria sido em conseqüência da doença.

A promotora, Isabelle Barreto, explicou que na cidade, devido ao problema constante de abastecimento de água, as pessoas são obrigadas a armazenar o líquido, mas nem todas dispõem de recipientes vedados. “Isso acontece principalmente entre as pessoas mais humildes, por falta de informação”, observou.

Entre as sugestões propostas, que foram publicadas no Diário Oficial do estado, estão campanhas para mobilização das comunidades, aplicação de larvicidas, coleta regular de lixo e capinação de terrenos baldios.

Somente este ano mais de 22 mil pessoas contraíram dengue em Pernambuco, segundo dados da secretaria estadual de Saúde. O município mais atingido é Caruaru, no agreste, com 5.599 casos da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.