SÃO LUÍS - Foi adiado pela terceira vez o lançamento do Veículo de Sondagem Booster 30 (VSB-30), que estava previsto para amanhã (13). A informação é da assessoria de imprensa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que prevê a divulgação ainda hoje do motivo da mudança de planos.
A assessoria informou que a previsão meteorológica amanhã é de precipitação e ventos fortes, o que contra-recomendaria a lançamento. Acrescentou que para o dia estão previstos pequenos ajustes na operação.
Mais cedo, a assessoria do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) havia anunciado um aumento nas chances de lançamento após os técnicos concluírem a última simulação da contagem regressiva para o vôo.
Um atraso na integração do veículo propulsor com a carga útil causou o primeiro adiamento. E ontem (11) a equipe não pôde concluir a simulação do vôo do VSB-30 por causa da chuva.
A mudança das datas é apontada como um procedimento normal pelos responsáveis da Operação Cumã 2. “Desde o início da operação, fazemos um planejamento com vários dias. Programamos para essa operação seis janelas de lançamento, dos dias 11 a 14 e depois os dias 16 e 17”, explicou o diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), tenente-coronel Olympio Achilles de Faria Mello.
Segundo ele, a equipe trabalha com a possibilidade de se estender a janela de lançamento por mais dois dias. “Depois do dia 17, já seria excepcionalmente, porque teria que mudar a programação de todas as pessoas envolvidas”, disse.
Indagado se depois do dia 19 não poderia haver mais lançamento, Achilles respondeu convicto. “Com certeza ele será lançado até o dia 19”.
De acordo com o diretor do CLA, coronel Rogério Veríssimo, cerca de 300 pessoas estão envolvidas diretamente na Operação Cumã 2, entre pesquisadores, cientistas e técnicos do IAE, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e do Centro de Lançamento Barreira do Inferno.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.