Senador peemedebista é eleito presidente do Conselho de Ética

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

BRASÍLIA - O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do Conselho de Ética do Senado. Com maioria no conselho, a base aliada do governo federal aprovou por nove votos a seis o nome do peemedebista --que disputou a presidência com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

A candidatura de Quintanilha surgiu depois que o PMDB rejeitou a indicação de Virgílio para o conselho. O senador tucano propôs um acordo com a base aliada para evitar a disputa pela presidência do conselho. Virgílio chegou a indicar o petista Aloizio Mercadante (SP) para a relatoria do processo contra Renan, mas o PMDB não abriu mão de disputar a presidência do órgão.

Pelo regimento do Senado, cabe à maior bancada da Casa Legislativa --o próprio PMDB --o direito de presidir o Conselho de Ética. Quintanilha vai substituir o senador Sibá Machado (PT-AC) na presidência do conselho. Sibá renunciou ao cargo ontem em meio ao impasse político para a escolha do relator no processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que responde a processo por quebra de decoro parlamentar.

Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Junior, para pagar despesas de aluguel e pensão à jornalista Monica Veloso, com quem o senador tem uma filha.

Apesar de ser do mesmo partido de Renan, o novo presidente do conselho disse que vai conduzir de forma isenta o processo contra o presidente do Senado. "Não pedi para ser presidente, para ser membro do conselho. Estou aqui para cumprir determinação do meu partido. Eu espero, no exercício dessa atribuição, preciso manter o compromisso com a verdade. Pretendo estabelecer comportamento balizado estritamente baseado nos ditames do regimento e da Constituição."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.