SÃO PAULO - O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) deverá ser submetido a uma cirurgia no cérebro na próxima semana. Ele está internado desde domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para para tratar de uma gastroenterocolite (infecção no estômago e intestino).
Na terça-feira, os médicos diagnosticaram um vazamento do líquido que está pressionando o seu cérebro e provocando um higroma (acúmulo de líquido no cérebro) e deram prazo de sete a dez dias para realizar a operação.
Como a cirurgia não é de urgência, os médicos preferiram esperar para terminar o efeito do remédio que o senador tomava para evitar a coagulação de seu sangue, o que poderia causar uma hemorragia durante a operação.
Apesar de não ter divulgado boletim médico hoje, o hospital confirmou que o senador continua internado e que a cirurgia deve ser realizada na próxima semana. No comunicado de ontem, o hospital informou que o estado de saúde de Cafeteira era considerado estável.
Relator
O senador era relator do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele pediu afastamento da relatoria no dia 18 alegando problemas de saúde.
Renan é acusado de receber dinheiro do lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Junior, para pagar pensão e aluguel da jornalista Monica Veloso, com quem o presidente do Senado tem uma filha. Em seu relatório, Cafeteira sugeriu o arquivamento do processo por falta de provas.
Idade
Epitácio Cafeteira completou 83 anos ontem. Segundo o médico infectologista David Uip, que atende o senador, a idade é um agravante, pois idosos geralmente têm cérebro menor, o que aumenta o espaço entre o crânio e o cérebro e contribui para a formação do higroma.
Como o quadro clínico do senador inspira cuidados, ele está internado em um quarto da unidade de tratamento de doentes graves do hospital.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.