Discreto

Cafeteira analisa em silêncio documentos sobre Renan

O senador está fechado em seu gabinete analisando os documentos contidos em três pastas e um envelope.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

BRASÍLIA - O presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC), afirmou nesta terça-feira, que o senador Cafeteira (PMDB-MA) não quis adiantar nada do que já analisou dos documentos que tem em mãos.

À imprensa, para justificar seu silêncio, depois de receber os documentos da Corregedoria Geral do Senado e também da defesa de Renan, o relator mandou distribuir uma cópia do do regimento do Conselho de Ética, que diz: "Os membros do conselho deverão, sob pena de imediato desligamento e substituição, observar a discrição e o sigilo inerentes à natureza de sua função".

Cafeteira está fechado em seu gabinete analisando os documentos contidos em três pastas e um envelope. Ele pediu para não ser interrompido a não ser em casos excepcionais, alegando precisar de concentração para analisar o material sobre o processo, segundo informou sua assessoria.

Depoimentos

Apesar da posição de Sibá descartando os depoimentos de Renan e Mônica, o PSOL pretende apresentar amanhã no Conselho de Ética do Senado um requerimento solicitando que sejam ouvidas, pelo menos, dez pessoas envolvidas nas denúncias.

Para o líder do partido, Chico Alencar (RJ), é fundamental tomar os depoimentos da jornalista e do lobista. "Não ouvi-los, seria um pré-julgamento a partir das explicações apresentadas pelo senador Renan Calheiros", afirmou Alencar. "Não queremos o arquivamento sumário do processo."

Porém, para Sibá, não há necessidade de ouvir Gontijo --cujo depoimento foi prestado à Corregedoria Geral do Senado. Na opinião do petista, durante seu depoimento o lobista nada acrescentou às investigações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.