RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 360 milhões de reais para a construção de cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Mato Grosso, que terão capacidade instalada total de 91,4 megawatts.
A construção de pequenas usinas é defendida por especialistas que condenam grandes complexos hidrelétricos, como o do rio Madeira, em estudo no governo, pelo seu menor impacto ambiental.
Os projetos das cinco usinas já possuem Licença de Instalação (LI), documento que permite o início da obra, informou o banco em comunicado. As cinco usinas serão localizadas no rio Juruena, entre os municípios de Sapezal e Campos de Júlio, e têm até dezembro de 2008 para entrar em funcionamento.
O apoio financeiro foi aprovado pelo BNDES no âmbito do Proinfa, programa de governo de apoio às fontes alternativas de energia elétrica, e representará 72 por cento dos 502,3 milhões de reais de investimentos totais nos projetos.
As cinco usinas possuem contratos de compra e venda de energia elétrica firmados com a Eletrobrás pelo prazo de 20 anos, conforme as regras do Proinfa.
A carteira de geração de energia elétrica de PCHs no âmbito do Proinfa apoiadas pelo BNDES totaliza atualmente 35 projetos, que somam financiamentos de 2,1 bilhões de reais e investimentos totais de 2,9 bilhões de reais, cuja capacidade instalada representará 791 MW.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.