Piauí quer usar avião para combater dengue

Bom Dia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h01

TERESINA - Quase metade dos municípios do Piauí sofre epidemia de dengue. O secretário estadual da Saúde, Assis Carvalho, acredita que mais de 40 mil pessoas já foram infectadas neste ano.

Em menos de dez dias, quatro pessoas morreram em Teresina vítimas da dengue hemorrágica. Três eram crianças.

Os casos de dengue hemorrágica (um tipo mais agressivo da doença) chamam a atenção para um problema antigo no setor de saúde do Piauí: a falta de vagas em UTIs. Em todo estado, há somente 57 leitos em hospitais públicos.

Subnotificação

De janeiro a maio, foram notificados cerca de 4,5 mil casos de dengue em quase metade dos 223 municípios do estado. Mas autoridades acreditam em um número bem maior. "Percebemos que existe um alto índice de subnotificação. Acreditamos que podemos ter entre 40 mil e 45 mil casos", diz o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho.

O governo pretende usar até aviões no combate ao mosquito transmissor da doença. "Essa proposta foi apresentada por alguns técnicos e encaminhamos ao Ministério da Saúde", afirma Carvalho. O estado aguarda resposta do governo federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.