Belém tem surto de dengue hemorrágica

Portal ORM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

BELÉM - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira(08), um surto de dengue hemorrágica em Belém. De acordo com a Sesma, 2 pessoas tiveram os casos confirmados e outros 4 são suspeitos, aguardando resultados laboratoriais.

A informação foi divulgada na manhã de hoje, após o resultado de dois exames pelo Instituto Evandro Chagas. Um deles foi o do menino Felipe, de 6 anos, que faleceu no último domingo (05). Ele era morador do bairro de Nazaré. Internado com sintomas da doença ele morreu menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital.

O outro caso confirmado foi o de Janete Almeida Lobato, de 39 anos, moradora da Avenida Transmangueirão. Ela deu entrada em outro hospital particular no bairro do Marco no dia 17 de fevereiro, mas só hoje teve a confirmação da doença. De acordo com a Sesma, ela está se recuperando e passa bem.

Os casos são considerados surto porque estão acima do que foi esperado pela Sesma para o período. 'O número de casos de dengue hemorrágica deve corresponder a até 0,5% do total de casos. Apesar de ainda não termos os casos contabilizados, sabemos que esse percentual já foi ultrapassado', explicou a Diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Carlene castro.

O surto, como explica Castro, é quando acontece uma proporção de casos em uma área localizada. Já a epidemia, é mais alarmante porque os casos atingem uma área de maior extensão.

O número de mortes por dengue hemorrágica nos 3 primeiros meses de 2007, já é igual ao registrado durante o ano todo de 2006. No ano passado foram 3 casos de dengue hemorrágica, com uma morte. Este ano já houve uma morte, entre os dois casos confirmados. Mas outros 4 casos aguardam confirmação. 'Mas todos os pacientes que aguardam resultado passam bem', exclarece a diretora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.