Piauí: PRF apreende veículo com animais silvestres vindos de Balsas, no Maranhão

Portal Acessepiauí

Atualizada em 27/03/2022 às 14h06

TERESINA - Um relatório elaborado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) mostra que o Piauí é rota do tráfico internacional há mais de dez anos. A maior parte dos animais no Estado é escoada por via terrestre (83%), principalmente pelas rodovias federais por meio de caminhões, ônibus e veículos particulares.

Entretanto, a pesquisa aponta ainda que 15% dos animais também são transportados por meios fluviais, sendo o sexto maior índice do país; e 2% através de avião. Além do Piauí, apenas Pernambuco e Alagoas também escoam os animais silvestres, para o tráfico internacional, por vias aéreas na região Nordeste. O Estado do Mato Grosso é o que mais utiliza a via aérea no país (50%).

“A maioria das apreensões no Estado acontecem nas estradas e quase sempre em ônibus ou veículos particulares”, afirmou Ivan Cruz, chefe do setor de fiscalização do IBAMA no Piauí, salientando que apenas 30% dos animais silvestres que são transportados pelas estradas, para o tráfico, chegam ao destino final com vida. “Ano passado, promovemos uma operação na região de São Raimundo Nonato e conseguimos apreender cerca de 120 casacas de couro, só que apenas um deles sobreviveu”.

No Piauí, a rota do tráfico, conforme o relatório da Renctas, tendo como base informações do IBAMA, passa pelos municípios de Guadalupe, Picos, Marcos Parente e Floriano. “Os animais são capturados nesses municípios por moradores da região e repassados para atravessadores que os levam até Petrolina, Fortaleza ou Salvador, e daí para a Europa”, denunciou Ivan.

Entretanto, na madrugada desta quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou uma nova rota do tráfico internacional de animais silvestres no Estado. Cerca de 110 pássaros, foram capturados em dois veículos, sendo um particular e o segundo um ônibus interestadual, no km 82, da BR 316, próximo ao município de Agricolândia (88 km ao Sul de Teresina).

“Essa é a primeira vez que realizamos uma apreensão de animais silvestres nessa região”, afirmou o inspetor Eudimar Pontes, do plantão da PRF-PI. Segundo ele, a primeira apreensão aconteceu às 01h20, onde 70m aves (curió, chico preto, trinca ferro e canários); em poder de José de Almeida Sousa, no veículo de placa LVX 3189/PI, vindo de Balsas (MA) com destino a Altos (PI).

Já quase duas horas depois, por volta das 3h, no mesmo local, o ônibus da empresa Transpiauí, de placas LVM-4539/PI, com destino ao município de Esperantina, foi parado no bloqueio da PRF-PI e no seu interior foi encontrado 40 pássaros silvestres (curió, chico preto, trinca ferro e canários) em poder de Dimas Amorim Filho. Todos foram encaminhados par o IBAMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.