RIO GRANDE DO NORTE - Morreu ontem de madrugada um dos quatro acusados de pertencer a uma quadrilha interestadual de assaltantes de bancos, presa quando se preparava para assaltar a agência central do Banco do Brasil de Mossoró. Paulo Roberto Freitas, 34 anos, natural de Imperatriz, no Maranhão, foi baleado ao reagir à prisão. Ele chegou a ser levado com vida ao Pronto-Socorro, mas não resistiu aos ferimentos a bala na região glútea e morreu na mesa de cirurgia. Outros três bandidos foram presos e pelo menos quatro são procurados.
A prisão da quadrilha ocorreu durante uma ação conjunta que reuniu policiais da 2ª Seção da Polícia Militar de Mossoró, do Grupo Tático de Combate (GTC), e da Polícia Federal. Inicialmente, a polícia prendeu dois acusados, entre eles Reginaldo Ferreira Ramos, de 31 anos, apontado como chefe da quadrilha, natural de Imperatriz. Seus irmãos, Cleginaldo e Raimundo, estão presos em Buriticupu, no Maranhão, e no Pará, respectivamente.
O outro criminoso preso foi Jeovah Barbosa de Lira, de 39 anos, que conduzia um caminhão-baú de placas KDR-9721/Imperatriz, com uma “mudança residencial”, mas o intuito era dar fuga a Reginaldo, que se encontrava na cidade.
A polícia explicou que o caminhão-baú esteve durante todo o dia de segunda-feira estacionado em um posto de combustível da cidade. Quando o motorista deu partida no veículo, um policial da 2ª Seção, que estava à paisana, seguiu o carro até as proximidades da barragem de Genésio, onde estacionou. Em seguida, um assobio veio do matagal e Reginaldo saiu e entrou no caminhão.
De acordo com o policial que perseguiu os acusados, o caminhão saiu em disparada e logo o motorista percebeu que um automóvel os seguia. “Na primeira oportunidade, entrei em contato com o 190 e logo as viaturas deram auxílio, realizando a prisão da dupla”, afirmou o policial. Quando o caminhão foi interceptado e o baú aberto, Reginaldo, que estava entre a mudança e com uma garrafa de água nas mãos, jogou a garrafa no chão, fez sinal negativo com a cabeça e se entregou.
Operação
Após a prisão da dupla, a polícia continuou as investigações, conseguindo capturar, ainda na noite de segunda-feira, Paulo Roberto Freitas e Gilmar José Freitas. No sia seguinte, foram presos pela Polícia Federal Deborah Pinheiro Araújo, 32, e Manoel Messias Alves Paulo, de 28 anos.
Paulo Roberto e Gilmar José foram baleados durante a ação policial. O primeiro morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, após gritar durante horas nos corredores pedindo para morrer. De acordo com informações de funcionários do hospital, o segundo criminoso ferido está vivo e até ontem nenhum parente teria comparecido ao local.
A polícia explicou que, na ação em Mossoró, estavam atuando diretamente oito pessoas, e a quadrilha possui no total 15 homens. Além do caminhão, mais dois carros foram apreendidos: um Uno azul, placa MXT-9129, de Caicó, e uma Ranger HDK-4230, de Belo Horizonte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.