CUIABÁ - Uma equipe de peritos da Polícia Federal começa a analisar nesta segunda-feira, em Brasília, os diálogos da caixa preta do jato Legacy, que se chocou com o boeing da Gol, para saber se inocenta ou se indicia os pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paladino por crime culposo ou doloso.
As transcrições, traduzidas do inglês para o português, contêm duas horas de conversa dos pilotos do Legacy entre si e com as torres de controle de São José dos Campos e do Brasília, até o momento da colisão, que causou a morte de 154 pessoas, no último dia 29 de setembro, na divisa entre os Estados do Pará e Mato Grosso.
O delegado Renato Sayão, encarregado do inquérito, informou ontem que, se ficar comprovado que os pilotos adotaram deliberadamente comportamento perigoso, como desligar o transponder, desobedecer ordens da torre de controle ou mudar a altitude de vôo por conta própria, eles não terão como escapar do indiciamento por homicídio doloso. Nesse caso, eles correm o risco de ter prisão temporária ou provisória decretada pela Justiça e não poderão deixar o Brasil durante a instrução do inquérito. "Trata-se de um crime gravíssimo, com pena de 8 a 24 anos de reclusão", explicou.
Com informações da Agência Estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.