O delegado da Polícia Federal Renato Sayão recebeu nesta terça-feira (28) a transcrição da caixa-preta do Legacy, jato que atingiu um Boeing da Gol em 29 de setembro deste ano. Sayão é o delegado que preside o inquérito sobre o acidente aéreo, que causou a morte de 154 pessoas. Segundo ele, há indícios de falha de comunicação entre os pilotos do Legacy e o controle aéreo de Brasília e também de falha humana.
O documento, que está em inglês e será encaminhado para tradução, foi analisado no Canadá e depois encaminhado para a Aeronáutica brasileira. Em decisão proferida no dia 13 de novembro, o juiz federal Charles Renaud Frazão de Moraes, da Subseção Judiciária de Sinop (MT), determinou que deveriam ser entregues ao delegado Sayão o relatório prévio das investigações feitas pela Aeronáutica e as transcrições das conversas das CVRs (Cockpit Voice Recorder) e os dados das FDRs (Flight Data Recorder) - as caixas-pretas - das duas aeronaves.
O magistrado também determinou que o Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho fornecesse ao delegado todo o material que estivesse em poder da Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos (Cenipa) e aqueles que eventualmente estiverem na Diretoria de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea).
O prazo para a Polícia Federal entregar o relatório à Justiça Federal termina no dia 13 de dezembro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.