RECIFE - Médicos da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco vão passar por um processo de capacitação para diagnosticar e tratar rapidamente pacientes com suspeita de dengue.
A medida foi tomada pelas autoridades sanitárias do estado, diante da confirmação de 3.043 casos da doença, do início do ano até agora, dos quais 35% nos municípios da região metropolitana.
Na capital, 317 pessoas tiveram dengue este ano. Em todo o estado, 12 pacientes contraíram dengue hemorrágica, a enfermidade na forma mais grave, e houve uma morte. No mesmo período do ano passado, os casos da doença chegaram a 1.408 em Pernambuco, mas, nenhum do tipo hemorrágico.
O curso, promovido pela Gerência de Vigilância Epidemiológica, está programado para segunda-feira (31), no Hotel Vila Rica, em Boa Viagem. A expectativa dos organizadores é de que mais de 100 profissionais participem, incluindo diretores de hospitais e médicos que trabalha em emergências e Unidades de Terapia Intensiva.
Segundo o gerente de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Romildo Assunção, após a atualização os profissionais terão melhores condições de identificar a dengue precocemente, tratar os pacientes, contribuindo assim para diminuir a mortalidade.
Hoje está sendo realizada uma reunião, na sede da secretaria estadual de Saúde, com representantes dos municípios pernambucanos para definição de estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Pernambuco registrou a última epidemia de dengue há quatro anos, quando mais de 96 mil pessoas contraíram a doença.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.