Brasileiro vai receber prêmio mundial para defensores do meio ambiente

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

BRASÍLIA - Após dez anos, um brasileiro receberá novamente um dos maiores prêmios mundiais para defensores do meio ambiente, no valor de US$ 125 mil. O Goldman Environmental Prize, categoria América, será entregue a um líder social do Pará. O último brasileiro a receber o prêmio foi a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela atuação na implantação das reservas extrativistas no Acre, em 1996.

O nome do novo ganhador permanece em sigilo e só poderá ser revelado segundá-feira, quando os vencedores serão anunciados mundialmente. Entretanto, é possível que quem é da região já saiba o nome do escolhido, porque o líder paraense foi um dos responsáveis pela criação do maior mosaico de Áreas Protegidas de Floresta Tropical do Mundo. São 225 mil quilômetros quadrados protegidos.

A área abrange as reservas extrativista Verde para Sempre e Riozinho do Anfrísio, o Parque Nacional da Serra do Pardo e a Estação Ecológica da Terra do Meio.

Anualmente, são premiados seis defensores que estão longe dos holofotes. São escolhidas pessoas que vivem em áreas isoladas e regiões do interior, arriscando a própria vida na defesa do meio ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.