Naufrágio de barco irregular mata um e deixa dois desaparecidos no AC

Agência Folha

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

RIO BRANCO - Um barco que fazia irregularmente o transporte de passageiros entre os municípios acreanos de Manuel Urbano e Sena Madureira, no rio Purus, naufragou na madrugada de domingo (9). Uma pessoa morreu e duas estavam desaparecidas até a tarde desta segunda-feira.

Segundo informação da agência da Capitania dos Portos do município de Boca do Acre (AM), não havia registro da embarcação no órgão. Não se sabe quantas pessoas estavam no barco no momento do acidente.

A comerciante Vanete Rodrigues de Lima, que viajava com a filha de 13 anos, disse que o barco estava muito cheio e não possuía coletes salva-vidas. "Tinha umas 50 pessoas dormindo na hora [do acidente]. O barco estava cheio de redes, foi uma luta para sair de lá", disse a comerciante.

Segundo ela, a embarcação passava por uma região de corredeiras, quando tombou para um dos lados. Para sair do barco, os passageiros se aglomeraram em torno das duas portas. "Algumas pessoas arrebentaram o teto de alumínio do barco para sair. Tinha muita gente. Do lado de fora, ficamos agarrados ao barco. Duas pessoas não conseguiram e se perderam", disse.

Hoje deve seguir para o local uma equipe da Capitania dos Portos para apurar a causa do acidente. O local do naufrágio, segundo a capitania, é de difícil navegação, pois o volume de água é grande e há muito detrito descendo o rio.

A reportagem não conseguiu falar com o dono do barco, que estava no local do naufrágio, nem com policiais civis do município.

Entre novembro e maio, meses de muita chuva na região, o acesso a Manuel Urbano é feito apenas pelo rio Purus. A viagem de Sena Madureira até o município, no sentido contrário à correnteza, tem duração de até 26 horas e custa R$ 40. A distância pelo estrada é de 84 quilômetros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.