Senador João Alberto quer fiscalizar aplicação da Cide

Ele avaliou que mais de R$ 40 milhões recebidos pelo Maranhão não foram aplicados devidamente.

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

BRASÍLIA - O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) solicitou apoio nesta quarta (8) para a proposta de emenda à Constituição, de sua autoria, que determina a fiscalização, por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Congresso Nacional, da aplicação dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Esse imposto incide sobre o preço dos combustíveis e, por lei, deve ser usado na recuperação da malha rodoviária nacional.

Se for aprovada a proposta, a retenção dos recursos da Cide ou a sua aplicação em fins diferentes daqueles previstos constituirá crime de responsabilidade por parte dos dirigentes do Poder Executivo.

João Alberto Souza reclamou da situação das rodovias maranhenses, considerando-as intrafegáveis. Ele avaliou que os mais de R$ 40 milhões referentes à Cide recebidos pelo Maranhão em 2005 não foram aplicados devidamente e afirmou que o Ministério Público no estado constatou a aplicação dessa verba em estradas e pontes "fantasma".

- No caso da Cide, gerou-se uma situação insustentável com prejuízos enormes para a população. É imperativo e urgente que o Congresso disponha de instrumentos para acompanhar a aplicação desse imposto - sustentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.