BRASÍLIA - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anuncia nesta quinta-feira (01), às 10 horas, em Brasília os vencedores da 4o. Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. A entrega do prêmio será no dia 10 de dezembro, durante a abertura da II Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Dos 73 inscritos na quarta edição do Prêmio, em 2005, 23 foram na categoria Liderança Individual, 12 Associação Comunitária, 11 na Organização Não Governamental, oito em Negócios Sustentáveis, dez em Ciência e Tecnologia e nove em Arte e Cultura (09).
Na primeira edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, em 2002, a vencedora foi a então senadora pelo Acre Marina Silva, na categoria Liderança Individual. Também já foram premiados grupos como a Associação dos Seringueiros do Cazumbá, Comisão Pró-Índio da Acre, Associação em áreas de Assentamento no Estado do Maranhão e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.
Criado em 2002 pela Secretaria de Coordenação da Amazônia, do MMA, o Prêmio vem reconhecendo e estimulando iniciativas individuais, comunitárias, de ONGs, empresas e pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A idéia é identificar experiências relevantes e difundí-las com o propósito de despertar a população para a preservação e recuperação ambiental. O Prêmio é aberto a pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e instituições de pesquisas públicas e privadas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.