Ministro diz que 80% dos focos de dengue estão em residências

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

BELO HORIZONTE - Na abertura do Dia D Contra a Dengue, na manhã deste sábado, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou que "80% dos focos do mosquito [Aedes aegypti] estão dentro das casas e quintais". Ele participou da abertura das atividades em Belo Horizonte.

A mobilização deste ano tem como slogan "Faça a sua parte para um Brasil sem dengue". "A população pode colaborar não deixando água limpa e parada no quintal, nos pratinhos dos vasos de plantas, em poças nas calçadas e lajes das casas ou em garrafas que são criadouros do mosquito", disse o ministro.

O Dia D ocorre em todo o país, com ações de orientação e prevenção. O objetivo é mobilizar a população no combate a criadouros do mosquito transmissor da doença e evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando foram registrados cerca de 800 mil casos de dengue em todo o país, e manter os níveis de redução da doença --cerca de 80% entre 2002 e 2005.

País

Em São Paulo, a abertura da programação ocorreu na Baixada Santista, onde foram distribuídos folhetos explicativos. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, um dos principais problemas da região é o grande número de casas que ficam fechadas durante quase todo o ano.

"É importante que a população esteja atenta à dengue a partir de agora. O aparecimento de outras doenças, como a febre maculosa, tirou a atenção da sociedade para os riscos da dengue. Estamos perto do verão e precisamos adotar ações imediatamente. Caso contrário, poderão surgir muitos casos nos próximos meses", afirma o secretário Luiz Roberto Barradas Barata.

No Rio de Janeiro, a abertura da mobilização ocorreu na favela da Rocinha (zona sul). De acordo com o Ministério da Saúde, uma feira de saúde, na praça da Bandeira, mostrou como as pessoas devem combater os focos de dengue em suas casas. Equipes de agentes de saúde também vistoriaram residências e distribuíram panfletos.

No Distrito Federal, o Dia D começou com uma carreata e seguiu com distribuição de material educativo e exposições sobre as ações.

O ministério diz que, em Fortaleza, foi montada uma exposição na praça do Ferreira e realizados shows musicais e peças de teatro sobre a dengue.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.