SÃO LUÍS - A avaliação dos trabalhos efetuados pelos CAOPs e apresentação de novas propostas de trabalhos voltadas para a área da infância e juventude foram os principais temas abordados no 7º Fórum Nacional de Coordenadores de Centros de Apoio da Infância e Juventude - FONCAIJ, realizado no período de 12 a 14 de outubro, em Florianópolis-SC. O evento acontece duas vezes por ano e reúne representantes de todos os estados e do Distrito Federal.
O Maranhão foi representado pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAOP-IJ, Eliza Brito Neves dos Santos. Na ocasião, a procuradora apresentou a experiência da Rede Institucional pela Educação Básica (RIEB), realizada com êxito em todo o Estado pelo MPE e demais parceiros e distribuiu material referente às ações desenvolvidas pela RIEB na área infanto-juvenil. Motivada pelo referido programa, a representante maranhense integrou as comissões de Educação e de Conselhos.
Segundo Eliza Brito, o ponto alto do encontro foi a entrega da Carta de Brasília ao Governador do Estado de Santa Catarina, em exercício, Júlio Garcia, em comemoração aos 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Carta foi elaborada por magistrados e promotores de justiça da infância e juventude na qual eles reafirmam os propósitos de garantia dos direitos da criança e do adolescente e reivindicam a ampliação de varas especializadas da infância e juventude com as respectivas equipes técnicas e interdisciplinares, bem como a criação de programas de orientação, apoio e promoção social às famílias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.