Registro de dengue até agosto cresce 70% em relação mesmo período do ano passado, afirma ministro

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h36

RIO – O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou hoje (22) que o número de casos de dengue notificados até agosto cresceu cerca de 70% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando os casos somaram mais de 90 mil. "É uma expansão significativa", disse. Até o mês passado, foram notificados 158,8 mil casos.

Como o aparecimento da doença é mais comum entre janeiro e junho, o ministério pretende iniciar uma campanha de esclarecimento em outubro. Segundo Felipe, a idéia é evitar um surto de dengue no país a partir de janeiro de 2006. "O mais importante é que teremos um dia marcante, 19 de novembro. Vai ser o dia ‘D’ contra a dengue".

O ministro destacou que o aumento dos casos ocorreu apesar da redução de 8% verificada nos estados mais populosos, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, em relação a 2004. Ele diz que cresceu, no entanto, o número de casos na Amazônica e no Nordeste. Destacou, entretanto, que a campanha será direcionada a todos os estados. "As ações serão concentradas nos 170 municípios mais vulneráveis porque têm muitos mosquitos nas casas, o que aumenta o risco, ou que ainda não tiveram epidemia, o que significa que a população está mais vulnerável", disse.

Até agora, foram registrados mais de 500 casos de dengue hemorrágica no país. "Cem países são afetados pela dengue. O único continente que está imune é o europeu. A dengue atinge 80 milhões de pessoas por ano", afirmou Saraiva Felipe, acrescentando que a doença deve matar 25 mil pessoas no mundo.

O ministro participou, no Rio de Janeiro, da avaliação das ações de controle da dengue no Sudeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.