Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas vão se reunir amanhã contra corrupção

Renata Franke - Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h39

BRASÍLIA – Cerca de 10 mil pessoas deverão participar amanhã (16) da manifestação pela apuração dos casos de corrupção e reforma no sistema político do Brasil, em Brasília.

A estimativa é da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que organiza o ato e é integrada pela Central Única dos Trabalhadores (Cut), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional de Estudantes (Une), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Marcha Mundial de Mulheres e outras entidades de todo o país.

"Não tem como cumprir agenda social boa com juros de quase 20% e com superávit primário de 4,25%. Nós queremos dizer para o Lula: ‘A turma que está aqui acreditou em você e, em sua grande maioria, fez campanha pra você. Então, só queremos que você honre os compromissos assumidos com os estudantes e com os trabalhadores’", afirmou o presidente da Ubes, Marcelo Gavião.

Segundo o presidente da Une, Gustavo Petta, é necessário que o governo cumpra as medidas sociais que prometeu, como a reafirmação do acordo assinado com o MST para a reforma agrária e a articulação de uma base no Congresso Nacional para aprovar medidas como a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a Reforma Universitária.

"O governo precisa se aproximar do projeto original que elegeu Lula em 2002", acredita Petta.

Os estudantes não pretendem protestar pela saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A visão dos movimentos sociais é que nós não vamos ser tropa de choque da direita brasileira, e não adianta pressionar para que a gente cumpra esse papel que não nos cabe, nunca coube e não vai caber nesse momento histórico, nessa crise política que o Brasil está vivendo", explicou Petta.

Os manifestantes se encontrarão às 9 horas, em frente ao Ministério da Fazenda, de onde seguirão para o Congresso Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.