Emasculados de Altamira vão receber pensão especial

A Lei de número 6.768 foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará da última sexta-feira.

Portal ORM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h41

BELÉM - O governador Simão Jatene assinou o decreto que concede pensão especial aos dois jovens sobreviventes de uma série de crimes ocorridos entre 1989 e 1992 no município de Altamira, oeste do Pará, onde 19 crianças, entre 8 e 14 anos, foram mutiladas e mortas. As vítimas ficaram conhecidas como 'emasculados de Altamira'. A Lei de número 6.768 foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará da última sexta-feira.

Os jovens, um de 24 e outro de 23 anos, passarão a receber pensão no valor de R$ 520,00, que será reajustado de acordo com os índices de reajuste da remuneração dos servidores públicos estaduais.

Desde o início do caso, os dois sobreviventes recebem acompanhamento médico e psicossocial, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por técnicos da Secretaria Executiva de Saúde (Sespa), Secretaria Executiva do Trabalho e Promoção Social (Seteps) e Centro de Defesa à Criança e ao Adolescente (Cedeca), sendo que este último, através de um grupo de advogados, presta assistência jurídica aos familiares e aos jovens sobreviventes. Um deles, junto com a esposa, chegou a participar de um programa de qualificação social e profissional e de elevação da escolaridade, no ano passado.

O governo estadual também custeou a cirurgia para troca de prótese dos dois sobreviventes (ocorrida em março de 2004), assim como a compra de medicamentos, necessários no pós-operatório. Todos os exames e consultas médicas, acompanhamento endocrinológico, avaliação e acompanhamento psicológicos dos dois jovens também são viabilizados por intermédio da Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa) e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.