Senador pede demissão dos ministros envolvidos em denúncias

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h43

BRASÍLIA - Ao registrar que pelo quarto final de semana consecutivo as principais revista do país estamparam em suas capas denúncias a respeito do escândalo dos Correios e do pagamento de mesada aos deputados, o senador José Jorge (PFL-PE) pediu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que reaja, que assuma uma posição e não fique apenas falando. A sugestão do parlamentar é que o presidente Lula demita todos os ministros envolvidos em denúncias e os que não estão obtendo bom desempenho em sua pasta.

- O que se espera do presidente Lula, além de palavras, são ações. Que ele tome a iniciativa de afastar todos no seu governo envolvidos com corrupção. A princípio ele anunciou que acabaria com as secretarias com status de ministério. Mas agora, nem isso mais. Pelo que a imprensa está divulgando, ele quer devolver para a Câmara e para o Senado os ministros com mandato, que formariam uma "tropa de choque". Pelo que está acontecendo, esses parlamentares no máximo poderiam formar uma "tropa do cheque", isso sim - afirmou José Jorge.

O senador também expressou sua preocupação com a possibilidade de o presidente Lula terminar ficando refém do PMDB na tentativa do governo de se aproximar daquele partido. Ele considerou errada a decisão do Planalto de oferecer quatro ministérios com "porteiras fechadas" ao PMDB. Neste caso, a expressão porteira fechada significa que o partido ocupará todos os cargos do ministério.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o presidente Lula deveria, na reforma ministerial que pretende fazer, substituir todos os ministros que pretendem disputar as eleições do próximo ano. Ele acrescentou que se estes ministros não forem afastados agora, fatalmente o Planalto terá que realizar uma nova reforma ministerial já no começo do próximo ano.

Rondônia

Ao final do seu pronunciamento, José Jorge comunicou que encaminhou ofício ao presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), solicitando que o partido expulse dos seus quadros o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Carlão de Oliveira. Neste domingo o programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou reportagem sobre um esquema que envolveria 23 dos 24 deputados estaduais do estado para desviar dinheiro da Assembléia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.