BELÉM - A Polícia Federal de Belém apreendeu cerca de 220 kg de cocaína no porto do município de Breves, na tarde de quarta-feira. Ao todo, oito pessoas foram presas, incluindo dois colombianos, que deverão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
Segundo o superintendente da PF, José Ferreira Sales, a cocaína estava sendo escondida na embarcação "El Diamante", vinda da Colômbia. "A carga entraria no mercado europeu via Portugal, que receberia um carregamento de madeira."
Durante a operação em Breves, os policiais federais prenderam quatro pessoas em flagrante. Foram apreendidas ainda duas armas --uma pistola 380 mm e um revólver calibre 38-- e documentos que levaram a outros supostos integrantes da quadrilha.
Mais tarde, os policiais obtiveram mandado judicial e detiveram na capital paraense outros quatro acusados de integrar o grupo, que levaria a droga, de origem colombiana, para a Europa. Não houve reações às prisões.
Para o superintendente da PF, os traficantes internacionais não estão mudando as rotas para transportar a droga, apenas a metodologia. "Em razão de um maior controle aéreo, eles estão utilizando alternativas fluviais. Com essa imensidão de mar, fica mais difícil fiscalizar."
Sales disse que os acusados negaram envolvimento com o tráfico em depoimento à polícia e, por enquanto, continuarão na carceragem da PF. "Eles negam qualquer vinculação, mas temos um conjunto de provas que atestam a ligação. Estamos investigando essa quadrilha há algum tempo."
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.