Devastação da Amazônia é escândalo mundial

O senador Edison Lobão (PFL-MA) manifestou preocupação, nesta segunda-feira.

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h44

BRASÍLIA - O senador Edison Lobão (PFL-MA) manifestou, nesta segunda-feira (30), sua preocupação frente aos dados recentemente divulgados sobre o desmatamento da Amazônia, que ele classificou de "escândalo internacional".

De acordo com o parlamentar, os 26 mil quilômetros quadrados devastados no período 2004/2005, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), correspondem a extensões que superam muitos dos estados da Federação e vários países.

Para Lobão, é ilusória a suposta segurança de que, faça-se na Amazônia a devastação que se quiser fazer, o mundo assistirá de braços cruzados.

- Não impedir a progressiva destruição da Amazônia é uma missão impatriótica, uma provocação aos que lutam pela preservação do meio ambiente e um convite a algum processo intervencionista que agrediria a soberania nacional - disse.

O senador citou o artigo "Desmatamento e Política", do jornalista e ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernando César Mesquita, publicado no Jornal do Brasil no dia 27 de maio.

No texto, Mesquita lembra o progresso que se obteve na defesa da Amazônia durante o governo José Sarney, graças ao apoio às ações do Ibama. Segundo ele, o desmatamento de 17.770 quilômetros quadrados registrado em 1988 caiu para 13.730 quilômetros quadrados em 1989/90, e para 11.030 quilômetros quadrados em 1990/91.

- Defrontando com os 26 mil quilômetros quadrados de 2004/2005, salta aos olhos mais incautos a obviedade de que alguma ou muita coisa se deixou de fazer para impedir as ameaças à integridade amazônica - afirmou Lobão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.