Teresina é invadida por raposas com raiva

Dianews

Atualizada em 27/03/2022 às 14h44

TERESINA - A captura de uma raposa próxima a residência do deputado federal Ciro Nogueira Filho (PP) e uma raposa morta encontrada na Vila Santa Bárbara, na zona Leste, aumentaram para sete o número de raposas encontradas na zona urbana de Teresina, em 20 dias. O gerente do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Augusto César Rodrigues, disse que Teresina está vivendo um surto de raiva entre as raposas.

Os exames confirmaram que das quatro raposas encontradas mortas, duas estavam com raiva e parte do cérebro da raposa morta encontrada ontem está sendo utilizada para exames que irão indicar se estava ou não contaminada.

Anteontem, uma raposa foi morta no bairro Todos os Santos, após tentar atacar uma pessoa. O animal foi encontrado morto com fratura na cabeça, provocada por uma pedra jogada por moradores de Todos os Santos.

Augusto César Rodrigues informa que os ataques começaram a ser registrados há 20 dias, quando uma raposa atacou três pessoas na região da Faculdade Novafapi, na zona Leste.

Ele disse que a raiva desbloqueia o cerco de proteção dos animais e eles ficam mais agressivos. As três pessoas atacadas não foram contaminadas e receberam soro e foram vacinadas contra a raiva.

Augusto César afirmou que se a pessoa atacada por animal com raiva for atendida com urgência, para tomar o soro e a vacina anti-rábica, vai ser imunizada contra a doença. Mas a pessoa morre quando a raiva é descoberta após a apresentação dos primeiros sintomas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.