Vereadores de Açailândia terão audiência com Severino Cavalcante

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

BRASÍLIA - Dez dos 11 vereadores de Açailândia desembarcaram ontem em Brasília, para três dias de visita ao Congresso Nacional. Na bagagem eles levaram dois expedientes a serem entregues a autoridades. Um dos ofícios faz solicitação de apoio à criação do Estado do Maranhão do Sul e o outro denuncia a situação caótica da segurança açailandense e pede auxílio no combate a criminalidade.

Na Capital Federal os vereadores foram recebidos pelo deputado federal Sebastião Madeira (PSDB/MA), que viabilizou alguns momentos de grande importância para os parlamentares. Na tarde de ontem, eles participaram de reunião na sala da liderança do PSDB na Câmara Federal, onde foram recebidos pelo assessor especial do setor Adriano Aquino.

Aquino fez uma explanação sobre técnicas legislativas no Congresso, com destaque especial ao trâmite de medidas provisórias e projetos de leis. Segundo ele, os procedimentos no Legislativo são interessantes e detalhados e requerem trabalho conjunto. “Deve haver uma sintonia muito grande entre as casas (Câmara e Senado), para que os procedimentos sigam em sua normalidade, obtendo os resultados esperados”, disse Adriano.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para inquirir o assessor sobre algumas questões como a “tranca de pautas” e algumas questões políticas. Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Hélio Batista dos Santos (PSDB), a visita é uma oportunidade ímpar para uma reciclagem. “É importante para um vereador verificar in loco com são trabalhadas as questões legislativas na esfera federal. Com certeza sairemos daqui mais atualizados com as novas tendências da Poder Legislativo”, frisou.

Já o presidente da Câmara, Carlos Alberto Miranda da Costa (PTC), analisa a viagem como uma demonstração do novo perfil do parlamentar açailandense. “O vereador de Açailândia agora vai atrás dos interesses do povo, e buscar atualização em técnicas legislativas é estar se aprimorando para tratar de forma mais eficiente estes interesses”, destacou Irmão Carlos.

Amanhã a tarde está agendada audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcante (PP/PE). Na reunião, entre outros assuntos, os vereadores reforçarão o projeto de criação do Estado do Maranhão do Sul, encabeçado pelo deputado Sebastião Madeira. Os vereadores querem ressaltar alguns dados sobre a região sul do Maranhão para o presidente. “Nós vamos solicitar um carinho especial do presidente Severino, com relação ao projeto do Maranhão do Sul”, enfatizou Irmão Carlos. O projeto já está pronto para ir a votação, necessitando apenas da sua inclusão na pauta.

Nesta visita os vereadores de Açailândia contam com o apoio do gabinete do deputado Madeira, que deixou seus assessores e funcionários a disposição dos parlamentares para o trânsito no Congresso. “Para mim é um grande prazer receber os vereadores aqui em Brasília. Com este tipo de atitude, eles demonstram interesse pelos seus mandatos e nós estamos aqui para ajudá-los”, informou o deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.