Gilberto Gil é arrancado do carro em manifestação de grevistas da cultura

Bianca Kleinpaul - Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

RIO - A assembléia de funcionários da Cultura acabou no fim da tarde desta terça-feira, no Rio, com a decisão da continuação da greve por tempo inderteminado. Reunidos em frente ao prédio do Ministério da Cultura (MinC), no Centro, os manifestantes queriam ser atendidos pelo ministro Gilberto Gil, que se encontrava em reunião em uma das salas do prédio. Quando tentava sair em seu carro sem falar com os grevistas, o ministro foi surpreendido e quase arrancado do automóvel à força, segundo testemunhas.

Questionado sobre as reivindicações dos funcionários - que pedem melhores salários e soluções para a política cultura -, o ministro disse que a "questão deve ser resolvida pelo Ministério do Planejamento".

Na assembléia, os grevistas anunciaram uma nova manifestação que acontecerá durante todo o dia 17 de maio, na Cinelândia, com a participação, inclusive, de alunos, professores e funcionários da Escola Nacional do Circo.

Funcionários do Paço Imperial também farão uma manifestação à parte no dia 17, às 18h, com a participação de artistas plásticos que compõem a exposição que comemora os 20 anos do museu. Inaugurada dia 17 de março, a mostra com obras de Adrianna Eu, Amador Perez, Carlos Contente, José Maurício Vieira, Marcelo Lago, Nelson Felix e Valéria Costa Pinto não pode ser vista pelo público desde o início da greve há um mês. Esses artistas plásticos já apoiaram o evento que foi intitulado "Reabertura do encerramento", misto de vernissage de despedida, performance e ato político-cultural de apoio à greve.

Naquela que seria a última semana da exposição, o Paço Imperial será aberto para o público extraordinariamente. De 17 a 22 de maio, os artistas plásticos vão se revezar diariamente para receber o público na exposição e falar de suas obras e das questões políticas e salariais que motivaram os funcionários à greve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.