RECIFE - A comitiva brasileira aos funerais do Papa João Paulo II chegará desfalcada a Roma. Embora o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha pretendido levar uma representação brasileira ecumênica, o grupo desembarcará na Itália sem a presença das religiões africanas. Primeiro, a mãe-de-santo Areonilthes da Conceição Chagas, a mãe Nitinha, perdeu o vôo que a levaria de São Paulo a Brasília, o que a impediu de embarcar com o restante da comitiva.
Ela embarcou para o Rio de Janeiro, de onde esperava pegar um vôo para Recife, onde o avião presidencial fez uma escala de algumas horas nesta manhã. Mas também não conseguiu.
Lula tomou café da manhã no próprio Aeroporto dos Guararapes ao lado do Prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva (PT). O avião presidencial decolou da cidade às 10h25. O avião presidencial tem autonomia para chegar em Roma, mas devido ao excesso de movimentação nos aeroportos italianos, o governo brasileiro preferiu abastecer logo em Recife.
O filho-de-santo da ialorixá, Gil Sampaio, informou que Mãe Nitinha aguarda uma posição da assessoria da Presidência da República, que ainda tenta encontrar uma maneira de fazê-la juntar-se à comitiva.
Mãe Nitinha está na expectativa, mas são poucas as esperanças de prestar a última homenagem ao Sumo Pontífice no Vaticano. Ela seria a única representante da religião afrobrasileira na delegação ecumênica que acompanha o presidente Lula.
Dois ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, integram a comitiva.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.