BRASÍLIA - A pedido da Senadora Roseana Sarney, neste ano a TV Senado veiculará, nos intervalos de sua programação, chamadas com cartazes de crianças e adolescentes desaparecidos de todos os estados brasileiros. A providência antecipa proposta da senadora maranhense que tem projeto tramitando no Congresso para que todas as emissoras de TV brasileiras exibam esses cartazes.
“Tenho certeza que assim vamos conseguir encurtar o tempo de busca das famílias e aumentar os índices de retorno ao lar de crianças e adolescentes desaparecidos”, diz Roseana, que tem se empenhado para ampliar essa divulgação. Em 2003, ela conseguiu que a Gráfica do Senado Federal passasse a imprimir os cartazes com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos por mais de 30 dias. Oitenta mil já cartazes foram distribuídos nacionalmente.
É de Roseana Sarney um projeto de criação do Sistema Nacional de Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, peça fundamental para agilizar as buscas. A parceria das emissoras de TV será complemento essencial nas buscas.
Números
Segundo estimativas do Ministério da Justiça e das organizações não-governamentais que trabalham com o tema, a cada ano 10 mil crianças e adolescentes deixam suas famílias, seja por vontade própria ou de forma involuntária. De 10% a 15% desses permanecem desaparecidos por longo tempo ou jamais são encontrados.
“A maioria dos estados brasileiros carece de serviços voltados para a busca dessas pessoas. Mesmo onde há esse serviço, a tentativa de localização limita-se às fronteiras do próprio estado”, relembra a senadora maranhense que, citada como ministeriável, tem enfrentado intenso assédio da imprensa.
“Vamos tratar das questões do Senado. Ministério é com o presidente Lula”, escapava Roseana das indagações dos jornalistas sobre qual será sua pasta. “Senadora pelo Maranhão”, repetia ela para acrescentar brincando: “Nada de sentar em cadeira antes de nomeação ou eleição”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.