SÃO PAULO - Qual a melhor maneira para deixar um pouco de lado a tensão das pressões políticas e das negociações partidárias? No caso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a resposta pode ser a partida de futebol de confraternização marcada para este fim de semana com os ex-jogadores Sócrates e Raí.
O jogo, que ocorre no sábado na residência oficial da Granja do Torto, é uma iniciativa de Sócrates, consagrado pelo Corinthians — time do presidente Lula — e pela seleção brasileira. O ex-jogador virá acompanhado de cineastas que gravarão cenas para um documentário biográfico ainda sem título.
"A idéia do jogo nasceu de uns cineastas malucos e vou aproveitar para gravar depoimentos do Lula e do (ministro da Fazenda, Antonio) Palocci", afirmou Sócrates. O ex-jogador foi secretário de Esporte de Ribeirão Preto durante a administração de Palocci .
Os times serão formados na hora da "pelada" entre Sócrates, seu irmão Raí, familiares dos ex-craques, Lula, Palocci e outros convidados.
O Palácio do Planalto ainda não confirma quais ministros participarão do jogo. O cantor e compositor Chico Buarque, conhecido boleiro, foi convidado para a partida, mas não comparecerá.
Lula disse em entrevista na quinta-feira que colocará a reforma ministerial no congelador para se concentrar no jogo, e classificou sua habilidade boleira de demoníaca.
"Vou dar um show de bola no time do Raí e do Sócrates. Vocês vão ver o demônio de Garanhuns jogando", disse o presidente referindo-se à sua cidade natal em Pernambuco.
Depois da partida, Sócrates promete muito bate-papo e algumas cobranças, principalmente nos temas relacionados ao Ministério do Esporte. O ex-jogador é árduo crítico da política do ministro Agnelo Queirós e de sua aproximação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
"Até agora não vi o governo fazer muita coisa na área do esporte. Não vi política, não tem estrutura pronta. A aproximação não me agrada. Estamos num discurso de moralização e o governo não deveria ter esse tipo de relação", disparou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.