Senador se desculpa após falar de propina no governo FHC

Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h50

BRASÍLIA - O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) se desculpou com seus colegas por ter dito, na última terça-feira, que no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso houve oferta de propina em troca da retirada de assinaturas para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Em discurso na tribuna, Maguito disse que foi mal interpretado e que apenas relatava um caso individual, sem generalizações. Após o discurso, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), retirou o requerimento para que Maguito fosse esclarecer suas declarações no Conselho de Ética do Senado.

Mesmo procurando livrar os senadores e a Casa de acusações, Maguito manteve a versão de que foi abordado para retirar sua assinatura em CPI. "Eu não generalizei, disse apenas que um empreiteiro realmente me fez uma proposta indecorosa, e por não querer esticar a conversa naquele momento, disse a ele que parasse, senão eu iria acionar a Polícia Federal. Foi o único problema que houve", disse o senador no discurso.

Maguito tentou se justificar afirmando que tinha ido na tribuna do Senado, na última terça-feira para defender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porque ele adotou o "caminho correto", "é um homem honesto e sério" e porque os indicadores econômicos do País são positivos.

Virgílio considerou as explicações satisfatórias. "Peço, com alegria, a retirada deste documento, por entender que é isto que, na verdade, cabe, política, humana e eticamente, neste momento", disse o senador tucano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.