BELÉM - Um índio amanaié, do Pará, matou a tiros um comerciante que estava com um grupo de pessoas caçando e pescando dentro de uma área indígena próxima à Paragominas, a 319 km de Belém.
Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) em Marabá, os índios relataram por rádio que deram vários avisos para que o grupo saísse da área antes de atirarem contra o grupo.
A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar o ocorrido. Hoje à tarde, a Polícia Civil recebeu autorização federal para entrar na área (aldeia Saraua) e retirar o corpo do homem morto, identificado apenas como Mário. Ele seria dono de uma lanchonete em uma comunidade rural.
O delegado Paulo Renato Pinto, da Polícia Civil do Pará, disse que não se trata de conflito entre índios e pescadores, mas, sim, de um fato isolado entre duas pessoas (um índio e um não-índio).
Duas pessoas do grupo de cinco homens que conseguiram escapar da área foram até a polícia relatar o incidente. Um inquérito já foi aberto para apurar o incidente.
De acordo com a Funai, freqüentemente os índios amanaiés têm reclamado de invasão a suas terras. O órgão afirma que cobrou mais rigor de fiscalização ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.