BRASÍLIA - O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) disse que o agronegócio brasileiro está entrando em um "período de turbulência" devido à queda nos preços das commodities no mercado internacional, à elevação dos custos de produção e à queda na cotação do dólar e a conseqüente valorização do real. Ele classificou o cenário como preocupante.
Segundo o senador, ainda existem sérias dificuldades em relação a embargos aos produtos brasileiros, impostos por restrições sanitárias, situações meteorológicas desfavoráveis em algumas regiões e incidência da ferrugem na soja, que reduziu a produtividade e comprometeu a sua lucratividade.
Além disso, Jonas Pinheiro acrescentou a dificuldade que o produtor continua enfrentando para fazer chegar os insumos até a sua propriedade e, depois, escoar sua produção, tanto para o mercado interno quanto para o externo.
- Isso acontece porque o governo federal nada tem feito para melhorar a infra-estrutura brasileira de transporte, tanto a malha rodoviária quanto a portuária. As estradas estão cada vez mais sucateadas - afirmou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.