André Luiz: 'Renúncia não existe no meu vocabulário'

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h56

RIO - O deputado federal André Luiz (PMDB) passou a manhã desta quarta-feira em casa e afirmou que não pretende renunciar ao cargo de deputado para evitar a cassação do mandato e, conseqüentemente, a perda dos seus direitos políticos.

O relatório propondo a cassação de André Luiz foi aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Sindicância da Câmara que apura o envolvimento do deputado numa tentativa de extorsão do empresário de jogos lotéricos Carlinhos Cachoeira.

Em gravações divulgadas em outubro deste ano, André Luiz pede R$ 4 milhões a Carlinhos Cachoeira para evitar seu indiciamento na CPI da Loterj, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O dinheiro seria usado para subornar deputados da Alerj.

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), reúne a Mesa Diretora da Casa na quinta-feira às 9h30m para decidir se encaminha ou não ao Conselho de Ética o relatório. A partir do momento que o caso for encaminhado ao Conselho de Ética, é aberto o processo de cassação do mandato e o deputado não pode mais renunciar. Apesar da ameaça de cassação, André Luiz afirmou de manhã que não pretende renunciar:

- Renúncia não existe no meu vocabulário.

O advogado do deputado, Michel Saliba, orientou André Luiz a renunciar, mas segundo o advogado, até o momento, o deputado está irredutível na posição de lutar pela sua permanência na Câmara.

- O deputado, ao contrário da minha orientação, descarta a hipótese de renúncia. Ele acha que tem algumas horas preciosas para tomar a decisão - disse.

Michel Saliba disse que o parlamentar vai convocar uma entrevista coletiva à imprensa até o final da tarde desta quarta-feira para manifestar publicamente sua decisão.

André Luiz teve negado na terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pedindo o direito de se defender na comissão. A defesa de André Luiz alegou estar 'diante de um absurdo processo sumário de cassação, onde não se está respeitando as garantias do deputado André Luiz ao contraditório e à ampla defesa'. Os advogados disseram ainda que o deputado não estava pedindo que se impeça sua cassação, mas que lhe fosse garantido o direito de defesa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.