BNDES pode financiar Ferrovia Transnordestina

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h01

RECIFE - Após amargar longos anos de desinteresse por parte dos investidores privados, o projeto da Ferrovia Transnordestina - orçada em US$ 1,48 bilhão - poderá ser bancado integralmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A confirmação do financiador majoritário da obra deve acontecer no dia 11 de agosto, quando a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) apresenta o novo traçado da ferrovia a quatro governadores nordestinos (Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão), além do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes e do titular da pasta de Transportes, Alfredo Nascimento. O encontro está marcado para ocorrer no Piauí, potencial produtor e exportador de soja. O grão será o grande carro-chefe da Transnordestina.

A informação de que o BNDES teria sinalizado com a possibilidade de financiar o projeto completo foi repassada pela secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Terezinha Nunes. Segundo a representante do Governo, essa pode ser a primeira grande Parceria Público Privada (PPP) do Estado. “O interesse das empresas privadas existe, mas não há nada fechado ainda. Também contamos com os investidores dos fundos de pensão”, informou Terezinha.

No início deste mês, a CFN anunciou a mudança do traçado com o intuito de tornar o projeto da Transnordestina mais atrativo economicamente. A remodelagem excluiu os trechos Missão Velha (CE)/Salgueiro (PE) e Piquet Carneiro/Crateús (CE) da obra, conferindo a Araripina posição estratégica. Com as mudanças, a cidade pernambucana ganha um ramal que a liga ao Crato (CE) e outro a Eliseu Martins (PI). A engenharia financeira do projeto, contudo, deverá ser concluída nos próximos três meses. A meta da CFN é iniciar a construção no ano que vem, com conclusão das obras em 2008. Para 2005, a empresa pretende contar com um fundo de R$ 300 milhões em investimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.