Clubes de futebol explicam dívidas com o INSS

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h02

BRASÍLIA - Presidentes de clubes de futebol discutem hoje o pagamento das dívidas que essas agremiações têm com a Previdência Social, em audiência promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Os clubes de futebol no Brasil estão relacionados entre os maiores devedores da Previdência.

Eles têm regras diferenciadas de contribuição previdenciária, devendo pagar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 5% da receita bruta dos jogos. Por isso, desde 2001, as federações estaduais de futebol têm que divulgar a renda dos jogos e o público, pagante ou não, presente nos estádios.

Em 2002, 398 clubes e 23 federações de futebol deviam ao INSS, juntos, mais de R$ 275 milhões. A Coordenação-geral de Fiscalização do Instituto estima que, se as normas aplicadas às empresas em geral valessem também para os clubes de futebol, o INSS recolheria um valor cinco vezes maior.

A reunião, que foi pedida pelos deputados do PSB Ribamar Alves (MA) e Alexandre Cardoso (RJ), está marcada para as 14h30, no plenário 7.

Convidados

Participam do debate os presidentes do Vasco, Eurico Miranda; do Palmeiras, Mustafá Contursi Goffar Majzoub; do Sport, Fernando Chagas Carvalho Neto; e do Clube dos Treze, Fábio Koffi; do vice-presidente de Patrimônio do São Paulo, José Roberto Canassa; do vice-presidente jurídico do Flamengo, Ronaldo Gomlevsky; e do representante do Ministério da Previdência Sérgio Falcão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.