SÃO PAULO - O ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, disse que as atividades no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, serão retomadas ainda neste ano. Os trabalhos foram suspensos em agosto do ano passado, depois de um acidente que matou 21 pessoas. As vítimas (funcionários do Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos, em São Paulo) morreram na explosão do terceiro protótipo do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1).
"As investigações foram concluídas de forma transparente, com envolvimento da sociedade civil e das famílias dos trabalhadores que morreram. Publicamos o relatório final e aí, como disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grande compromisso que temos com os que perderam a vida nesse acidente é retomar atividades. Vamos fazer isso ainda esse ano" disse o ministro, depois de participar de conferência na 11ª Conferência da Unctad, em São Paulo.
Campos afirmou ainda que o orçamento na área espacial será suplementado neste ano, como prometeu Lula. O ministro disse que o orçamento do programa espacial brasileiro poderá subir para mais de R$ 100 milhões.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.