Gil anuncia a criação do Sistema Nacional de Museus

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

BRASÍLIA - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou ontem que o Ministério do Planejamento aprovou a criação do Sistema Nacional de Museus, para cadastrar e desenvolver políticas para o setor, além de tratar da liberação de verbas.

Por causa dos ajustes nas contas públicas em 2003, o sistema tinha sido vetado pelo ministério. Com a criação do órgão, o ministro disse que museus particulares terão mais facilidade para obter recursos federais. "Os museus do sistema público acabam tendo uma relação mais direta com os recursos federais, mas, com o sistema nacional, se este problema [a liberação de verbas públicas] não desaparece de todo, diminui muito", disse o ministro, que visitou o Museu de Arte Moderna, no Rio.

"O sistema não vai cuidar da administração dos museus, mas do intercâmbio entre eles, das políticas", disse Gil, que percorreu a exposição "Novas Aquisições 2003", da coleção de Gilberto Chateaubriand. Ele disse não saber a verba destinada ao novo órgão em 2004.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.