Que a canção "Vera gata" foi feita para a atriz Vera Zimmerman não era mistério. Mas muita gente tinha dúvidas sobre se realmente "O leãozinho" foi composta para uma mulher... E será que muitos sabiam para quem foram escritas "Queixa", "Tá combinado" ou "Ela e eu"? Pois está tudo explicado em "Sobre as letras", livro em que Caetano Veloso comenta detalhadamente cerca de 200 composições suas. A obra, na verdade, é um apêndice de "Letra só", outro livro que contém letras de músicas revistas pelo próprio cantor e compositor e pelo idealizador do projeto, o poeta Eucanaã Ferraz (também professor de literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro) e editado pela Companhia das letras.
O livro (ou melhor, os livros que vêm juntos em uma capa de plástico transparente) já está nas livrarias e promete ser uma das grandes saídas para este período de Natal. Afinal, trata -se de uma daquelas obras que levantam curiosidade de simples apaixonados pela MPB e, principalmente, pelas canções de Caetano. No entanto, parece que o próprio organizador dos livros já esperava uma reação do tipo: não seria desnecessário comentários sobre obras que já podem dizer por si só?
"Há que considerar os comentários uma permanência no largo âmbito da 'fala', que aqui (no livro ) dá a ver alguns mecanismos essenciais de uma poética que impõe certas dificuldades ao trazer para o jogo com o leitor (e o ouvinte) o resvalo de contornos e conceitos, o estranhamento, a diferença e a crítica", escreve Eucanaã na nota introdutória do livro.
O livro "Letra só" também tem um valor importante, não sendo feito apenas de meras reproduções das letras de Caetano Veloso. Trata-se de uma revisão de vários erros que se arrastavam desde o lançamento dos discos, trechos cortados pela censura da ditadura e até mesmo uma ou outra palavra foram alteradas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.