Ucrânia vai lançar satélite de Alcântara

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h13

BRASÍLIA - Brasil e Ucrânia decidiram ampliar a cooperação bilateral no campo espacial. O presidente da Ucrânia, Leonid Koutchma, está em visita oficial ao Brasil, acompanhado de uma comitiva de sete ministros.

Ele esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Os dois presidentes assinaram tratados de cooperação bilateral na área espacial.

Um desses tratados prevê a utilização do Centro de Lançamentos da Base de Alcântara para o lançamento de satélites ucranianos em bases comerciais, fazendo uso do veículo lançador Ciclone-4.

Foram assinados, ainda, um memorando de entendimento sobre futuros projetos bilaterais na área espacial, um protocolo de intenções sobre cooperação no campo da defesa e um tratado sobre extradição.

Os presidentes também discutiram parcerias para a construção de centrais termelétricas, gasodutos e sistemas de distribuição de gás natural no Brasil. Esta é a segunda vez que Koutchma vem ao Brasil, a primeira foi em 1995.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.