Técnicos russos chegam ao Brasil na quinta-feira

Eles vão ajudar a investigar as causas do acidente em AlCântara.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

Brasília - Técnicos da Agência Aeroespacial Russa chegam na próxima quinta-feira (4) ao Brasil. Eles vão ajudar a Comissão de Investigação, criada pelo Comando da Aeronáutica, para investigar as causas do acidente com o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), que ocorreu no último dia 22 de agosto.

O pedido de cooperação do governo brasileiro foi feito por intermédio do ministério da Defesa. Único país responsável atualmente pela troca de tripulação da Estação Espacial Internacional, a Rússia também registrou anteriormente, na execução de seu programa espacial, falhas em lançamentos.

O Comando da Aeronáutica, em nota oficial, justifica que o que credencia a Rússia é sua experiência na investigação de acidentes com equipamentos como o VLS e domínio da tecnologia espacial.

Os especialistas russos vão desembarcar em São José dos Campos, São Paulo, onde fica a sede do Centro Técnico Aeroespacial, CTA. Ali, estão algumas partes do foguete que se incendiou antes mesmo de ser lançado, matando 21 técnicos e engenheiros do CTA, que trabalhavam na montagem e verificação do equipamento, na base de Alcântara (MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.