BRASÍLIA - A partir de agosto, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação vão receber todo o material sobre ensino ambiental e repassá-lo às escolas para que os alunos possam debater o tema. O resultado desses trabalhos será apresentado na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em novembro, nesta capital. Um documento com as diretrizes de políticas ambientais será formulado e entregue aos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação.
Hoje, os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Educação, Cristovam Buarque, assinaram um acordo de cooperação para expandir o ensino ambiental nas escolas e nas universidades.
Atualmente, as aulas sobre meio ambiente são dadas apenas aos alunos do ensino médio (5ª a 8ª séries).
De acordo com a ministra Marina Silva, o governo vai enfrentar o desafio de fazer com que as crianças e os jovens brasileiros se comprometam com uma cultura que considere a preservação do meio ambiente e o respeito à natureza como forma de respeito à vida. Segundo ela, o Brasil tem grande potencial natural e precisa fazer jus a isso. “O nosso esforço é para que o Brasil se posicione com um país comprometido com uma cultura de sustentabilidade”, declarou a ministra.
O meio ambiente e a educação, de acordo com o ministro Cristovam, são pontos fundamentais para a formação do Brasil no futuro. Ele disse que, com o convênio, o governo está criando condições para formar as crianças no respeito, no carinho e no entendimento da lógica da relação entre o ser humano e o meio ambiente.
Segundo Cristovam, as pessoas precisam entender a importância do meio ambiente para o desenvolvimento do país. “Elas precisam ter consciência que o que comemos, o que consumimos e o que fazemos pode estar protegendo ou destruindo o meio ambiente”, declarou o ministro, acrescentando que o futuro é feito pelas crianças e pelas árvores de hoje. “Não podemos entrega o Brasil, daqui há 20, 30 anos, sem as árvores e também não podemos esquecer, nesse caminho, as nossas crianças”, concluiu o ministro.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.