BRASÍLIA – O senador Almeida Lima (PDT-SE) encaminhou hoje ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pedido para que o órgão analise a venda de parte da rede de supermercado Bompreço – que tem lojas em diversos estados do Nordeste – e de todas as lojas do supermercado G Barbosa, que atua na Bahia e em Sergipe.
Ele teme que as empresas sejam compradas por um mesmo grupo, o que caracterizaria cartel.
As duas redes pertencem ao grupo holandês Royal Ahold, que, alegando prejuízos, irá se desfazer delas.
O senador pretende que o Cade se posicione contra a venda dos supermercados para uma mesma empresa, evitando assim a formação de um novo cartel.
Ele alega que isso acontece hoje com o grupo holandês que, por não ter concorrentes, elevou os preços dos produtos nos estados nos quais atua.
Uma prova disso, segundo ele, é que a cesta básica em Sergipe é uma das mais caras do País.
"Peço que o Cade estude a situação e impeça a venda para apenas um dono. A população está sofrendo com isso. As duas redes inicialmente competiam entre si, o que favorecia a lei da oferta e da procura. É isso que nós queremos de volta", disse.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.