Educação Superior será discutida amanhã em Brasília

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h21

SALVADOR - O 2º Encontro Nacional do Fórum Brasil de Educação discutirá amanhã, em Brasília, os Compromissos da Educação Superior e o seu papel na Sociedade do Conhecimento.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com apoio da Unesco, foi criado para ser um espaço aberto de debates sobre a educação no País.

Educadores discutirão pela manhã o tema “A Universidade e a produção do conhecimento” e à tarde “A Universidade e as demandas da sociedade”.

Segundo o presidente do CNE e reitor da Universidade Católica do Salvador, professor José Carlos Almeida, os participantes vão discutir o futuro da universidade e refletir sobre a busca de novos caminhos para que ela possa se inserir no mundo de forma mais contemporânea.

“Nós estamos perdendo terreno, inclusive pelo surgimento das universidades corporativas, ligadas às grandes empresas, que passaram a ministrar o ensino e a incentivar a produção de conhecimento”, comentou, assinalando que as instituições universitárias, cujos resultados das pesquisas são um bem da sociedade, precisam acompanhar a velocidade com que o conhecimento e a informação estão sendo produzidos e socializados em face da nova revolução tecnológica.

Nessa linha, a discussão sobre as relações entre a comunidade universitária e as demandas da sociedade brasileira completarão os debates do fórum.

“Não podemos esquecer que a Universidade existe em função de suas relações com a sociedade, formando profissionais e gerando conhecimento para o bem geral de uma nação”, disse Almeida, apontando para a importância da universidade se integrar cada vez mais com a realidade à sua volta.

“O próprio ministro da Educação, Cristovam Buarque, que participou do nosso primeiro encontro, em fevereiro, convocou os educadores e entidades do setor a pensar em uma Nova Universidade, mais moderna e engajada na resolução dos problemas do País”, comentou.

Os trabalhos serão iniciados com a exposição do tema “A Universidade e a produção do conhecimento”, que terá como expositores Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da USP e Maria Inês Bastos, coordenadora do setor de Comunicação e Informação da Unesco.

À tarde, o tema “A Universidade e as demandas da sociedade” terá como expositores Roberto Romano, professor titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e José Emídio Teixeira, consultor de recursos humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.